Horta na sacada: confira dicas para cultivar

Blog

03 Set

Horta na sacada: confira dicas para cultivar

Já pensou em cozinhar usando hortaliças e temperos fresquinhos da sua própria horta? Parece uma realidade distante de quem mora em apartamento, mas não é. Cultivar uma horta na sacada é uma ótima solução para ter produtos frescos sempre à mão, trazer mais vida para o seu dia a dia e levar um pouco de verde para a sua casa. Veja agora algumas dicas para cultivar a sua horta na sacada.

Por onde começar?

O primeiro passo é escolher o espaço ideal para a sua horta, que deve receber luz solar direta por pelo menos quatro horas por dia. Depois, decida em que posição ela vai ficar: mesmo em apartamentos grandes, hortas horizontais podem ocupar bastante espaço, por isso, as hortas verticais costumam ser a opção preferida de moradores de apartamento. Você pode montar a sua com tábuas de madeira, caixas ou armações de ferro, por exemplo, ou comprar um modelo pronto de jardim vertical, que já vem com sistema de drenagem. Os vasos também podem ser comprados em lojas ou, se preferir, você pode reaproveitar latas, potes, canecas, garrafas ou outros recipientes, mas lembre-se que eles devem ter um furo no fundo, para a água escoar e não apodrecer a raiz da planta.

O que plantar em uma horta na sacada?

O mais indicado para pequenas áreas é plantar temperos e folhas. Veja algumas das opções que podem ser cultivadas na sua horta na sacada.

  • Temperos: manjericão, cebolinha, alecrim, salsinha, hortelã, pimenta, orégano, coentro, tomilho e sálvia.
  • Folhas: alface, rúcula, couve, espinafre, cenoura, beterraba, agrião e rabanete. 

O ideal é optar por aqueles que você realmente vai aproveitar no preparo das suas refeições, afinal, esse é o principal motivo para cultivar a sua horta, não é?

Como cuidar da horta na sacada?

O cuidado é o mesmo de qualquer outro tipo de horta: irrigar da forma correta. A escassez de água interfere no sabor das plantas e o excesso aumenta o risco da planta contrair doenças fúngicas e bacterianas que a fazem apodrecer. O ideal é regar a sua horta uma vez por dia, checando regularmente se a terra não está molhada ou seca demais.

Viu como é fácil cultivar uma horta em apartamento? Além de garantir hortaliças e temperos fresquinhos para as suas refeições, cuidar de plantas ajuda a aliviar o estresse do dia a dia. 

E se você ainda não tem um apartamento com sacada para chamar de seu, clique aqui e conheça os nossos imóveis disponíveis com o espaço perfeito para começar a sua horta. Se quiser, fale com a gente e nós ajudamos você nessa busca.

Fonte: Ibagy 

Deixe seu Comentário

Comentários

Matérias Relacionadas

8 diferencias para ter conforto e qualidade de vida em momentos de isolamento social
10 Ago

8 diferencias para ter conforto e qualidade de vida em momentos de isolamento social

Nunca o ambiente doméstico foi tão valorizado como nesses últimos tempos. Afinal, o isolamento...

Vai mudar de cidade? Faça um planejamento
17 Jan

Vai mudar de cidade? Faça um planejamento

Para quem está pensando em mudar de cidade, planejamento é a palavra de ordem. Isso porque...

Produtos Relacionados