10 dicas para universitários que vão sair da casa dos pais

Blog

01 Abr

10 dicas para universitários que vão sair da casa dos pais

1. Comece pesquisando a cidade em que vai morar

Já sabe onde vai estudar? Agora é importante você conhecer a cidade em que vai morar.

Pesquise na internet sobre como é o ritmo do lugar, como são os bairros, qual o custo de deslocamento e transporte público e quais são as opções de lazer.

Com uma boa pesquisa você será capaz de perder o medo de ir para um local desconhecido e ainda tornará sua vida muito mais fácil após a mudança.

Se você planeja morar em Chapecó, a Nostra Casa preparou um ótimo artigo falando sobre os principais bairros da cidade para universitários, confira clicando aqui.

2. Encontre seu local ideal

Após conhecer a cidade, é hora de encontrar o seu lugar. Mas primeiro, você precisa entender como está sua situação financeira.

Normalmente morar próximo a universidade é uma boa opção pois você possui menos gastos com transporte e geralmente os imóveis são mais acessíveis.

Em cidades como Chapecó, o próprio Centro da cidade é um bom bairro para estudantes pois você consegue se deslocar rapidamente para qualquer lugar.

Considere quais são suas necessidades em um imóvel, mas seja consciente. Se você vai morar sozinho, não precisa de 2 quartos ou uma cozinha gigante. Já se você estiver montando uma república, é interessante que cada morador tenha o seu espaço.

Se você está vindo para Chapecó, confira nossos imóveis para aluguel clicando aqui.

3. Qual é a sua renda?

É muito importante você entender de onde vai vir o dinheiro para você se manter. Muitos estudantes possuem apoio dos pais e não precisam se preocupar com trabalho, mas esta não é a realidade de todos.

Uma boa opção para estudantes que precisam se manter por conta própria é conseguir uma bolsa e fazer trabalhos freelancer pois não consomem tanto seu tempo e são mais flexíveis. Mas se você prefere ingressar em uma carreira, é importante você planejar bem seus horários para que consiga conciliar o trabalho com seus estudos.

Para conseguir alugar um imóvel, você precisa dar uma garantia financeira para a imobiliária, normalmente é aqui que você precisa de um fiador. Mas aqui na Nostra Casa nós temos diversas modalidades de garantia que dispensam o fiador, fica muito mais fácil e rápido de alugar.

4. Considere seus custos

Cuidado com suas despesas!

É fácil se esquecer de contabilizar cada passagem de ônibus, cada lanche na faculdade, e no mês seguinte não conseguir bancar o aluguel, água, luz, internet…

Faça uma tabela com todas as suas despesas mensalmente, é importante contabilizar cada centavo, assim você poderá dividir melhor seu dinheiro e mais importante, saberá quando pode gastar com as coxinhas da facul.

5. Faça uma lista de prioridades

Lembre-se que você está se mudando para um novo local, e a menos que esteja ingressando em uma república pronta, você vai precisar comprar móveis e eletrodomésticos.

Mesmo que você acredite que não precisa de um fogão, você precisa, então é importante fazer uma lista de prioridades para que você não se aperte financeiramente.

Lembre-se da geladeira, do micro-ondas, das toalhas de rosto e panos de louça, dos abridores de lata e pegador de macarrão, a lista é longa, mas com o tempo você vai descobrindo a necessidade de itens que você nunca utilizou (ainda).

6. Atenção a Alimentação

Se você nunca cozinhou, não pense que poderá viver de macarrão instantâneo e lasanha de micro-ondas.

Estas opções não são nada saudáveis e logo você irá enjoar disso. É aí que seu espírito Master Cheff entra em ação. A internet hoje é uma boa fonte de receitas rápidas e fáceis para você começar a explorar a cozinha.

Se você não se mudou ainda, é importante começar a treinar enquanto seus familiares ainda podem te ajudar, assim você vai ter um feedback bem melhor para seu crescimento.

7. Não esqueça das burocracias

Existem algumas questões burocráticas que normalmente não lembramos, mas se você resolver elas agora, vai economizar tempo e dores de cabeça no futuro.

Se você possui conta em banco, transfira sua agência para a cidade em que está indo morar. Caso não tenha conta, abra uma em um banco local, isso vai facilitar sua vida para realizar transações financeiras.

Cuidado com seu plano de saúde! Antes de se mudar, confira a abrangência do seu plano, veja se a cidade na qual você vai morar está na área de cobertura. Talvez você opte também por abrir um plano de saúde no local, se for o caso, não deixe para fazer isso quando acidentes acontecerem.

Se você for morar longe da sua cidade atual, pode ser interessante transferir o seu título de eleitor para evitar preocupações no futuro.

8. Cuide da sua rotina

Morar por conta própria pela primeira vez significa mudar muito seus hábitos e rotinas.

Você pode achar útil desenvolver uma rotina para conseguir ter o tempo necessário para estudos sem esquecer de prezar pela boa alimentação, momentos de relaxamento e meditação e os momentos de socializar.

Cuidado para não ficar preso nos estudos e esquecer de viver, afinal de contas, jovens precisam aproveitar esse período.

9. Mantenha seu espaço organizado

Quando você estiver morando por conta própria, você vai perceber que as roupas não se lavam sozinhas, a pia não fica limpa sozinha e a cama tem a tendência de estar do jeito que você deixou quando levantou.

Manter o seu espaço organizado e limpo vai muito além de receber os amigos em um ambiente agradável. É uma questão de bem-estar para você mesmo. Um ambiente bem organizado e limpo proporciona mais conforto e tranquilidade para você.

10. Explore a cidade

Você está começando a viver a sua vida, por isso não tenha medo de sair. Explore a cidade, visite novos locais, teste novos restaurantes, novas praças. Toda cidade está a sua disposição para ser explorada.

Viver por conta própria é uma grande aventura, aproveite ao máximo. Conte com a Nostra Casa para encontrar o seu lugar no mundo.

Deixe seu Comentário

Comentários


Ruan Alexandro
Show.

Matérias Relacionadas

O IGPM, A DEFLAÇÃO E A LOCAÇÃO
08 Mai

O IGPM, A DEFLAÇÃO E A LOCAÇÃO

O IGP-M, Índice Geral de Preços - Mercado é divulgado mensalmente pela Fundação Getúlio...

Aluguel de imóvel é dedutível do imposto de renda?
23 Abr

Aluguel de imóvel é dedutível do imposto de renda?

Quando chega a época de declarar o imposto de renda, é comum que proprietários de imóveis e...

Produtos Relacionados